Mestre Tokuda

O Mestre Tokuda, como é conhecido Tokuda Igarashi, nasceu em Hokkaido, norte do Japão, em 1938. Diplomou-se em filosofia Budista pela Universidade de Komazawa, em Tóquio, em 1963.

Em 1967 torna-se Monge Budista, ordenado na Escola Soto Zen pelo Mestre Ryohan Shingu. Seu nome de ordenação é Ekyu Ryotan. Ekyu vem de “E” , Eisai, mestre Rinzai que transmitiu sua linhagem no Japão na época de Mestre Dogen; Kyu era o nome de leigo. Na composição de Ryotan, Ryo quer dizer “bom”, e tan significa “processo profundo”. Recebe então a permissão do Superior da Escola Soto Zen, Taiun Sato Rosshi, para ensinar e ordenar monges zen. No processo de formação, pratica também com outros mestres do Zen Budismo como Nakagawa Soen Roshi, Sogen Asahina Roshi e Kodo Sawaki Roshi.

Em 1968 vem para o Brasil como monge missionário, para trabalhar com o Mestre Shingu Roshi, que na época era o Primeiro Superior para a América Latina da Soto-Shu. O jovem Monge Tokuda passa a residir no templo Busshin-ji, em São Paulo. Trabalha como professor de língua japonesa e esportes para crianças e inicia um grupo de zazen no templo Busshin-ji. Entra em contato com brasileiros que expressavam forte interesse pelo zazen; aceita então convite de Simone de Zeunig e deixa a cidade de São Paulo, para residir em Campos do Jordão, SP, onde estabelece um grupo de prática. Para sobreviver, inicia trabalho com shiatsu, acupuntura e ervas medicinais seguindo a Medicina Tradicional Chinesa (Kampoh). Em 1974 aceita o convite da Sociedade Budista do Brasil, e assume o templo Theravada no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, funda uma sala de meditação em Copacabana.

Em 1976 os praticantes Paulo Melo, Aníbal Freire e Cristiano Bitti oferecem para a Soto-Shu um terreno na região de Ibiraçu, ES. Os três jovens são orientados a irem ao Rio de Janeiro a um encontro com o Monge Tokuda, que é designado pelo Mestre Shingu para estabelecer um mosteiro no terreno em Ibiraçu. Funda então o Mosteiro Zen Morro da Vargem, o primeiro mosteiro zen na Améria Latina.

Em 1977 cria um grupo de zazen em Belo Horizonte, MG, e no ano seguinte, com este grupo, funda o Instituto Vitória Régia, especializado em Medicina Chinesa. Ministra cursos de shiatsu, acupuntura e kampoh, formando vários discípulos. Em 1980 funda a Sociedade Soto Zen do Brasil, em Belo Horizonte; em 1981, estabelece o Instituto de Medicina Búdica Nonindô, também em Belo Horizonte. Em 1984 funda o Mosteiro Zen Pico de Raios e o Centro de Cultura Oriente-Ocidente na cidade de Ouro Preto, MG. Em 1993 inicia o Centro Zen do Planalto, em Brasília; em 1994, funda o Mosteiro Serra do Trovão em Lavras Novas, MG. Em 2001 funda o Mosteiro Serra dos Pirineus, o Eisho-ji, que tem como Abade o Monge Marcos Ryokyu.

Atualmente, no Brasil, há grupos de prática no Rio de Janeiro, Niterói, Recife, Brasília, Salvador e Goiânia. Desde 1985, Mestre Tokuda mantém grupos de prática Zen na Europa, principalmente na França. Em 1995 fundou a Mahamuni Association de Paris e em 2000 fundou o Mosteiro Eitai-ji, situado nos Alpes da Haute Provence, perto de Nice, no sul da França.

O conjunto dos discípulos do Mestre Tokuda, com seus dojôs e Mosteiros, no Brasil e no Exterior, é conhe
cido como Sangha Mahamuni.

Visite também o site tokuda-igarashi.com.

Fotos